quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O  desafio do professor frente as novas tecnologias 
 
A escola é um espaço privilegiado de discussão, produção e construção do conhecimento que deve oportunizar tanto aos seus profissionais quanto aos estudantes o uso das ferramentas tecnológicas com o intuito de dinamizar e intensificar o processo de ensino e aprendizagem. A incorporação da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem ainda é um grande desafio para os professores até porque sua formação acadêmica em relação ao uso das ferramentas tecnológicas ainda é muito deficitária. Não podemos negar o quanto as TICs podem ajudar, por isso convido vocês para uma discussão a respeito da relação do professor e a tecnologia na sala de aula. Qual o papel do professor diante das novas tecnologias educacionais?




14 comentários:

  1. Olá Jaqueline,

    Acredito que o professor ainda precisa perder o medo das novas tecnologias de comunicação e das mídias sociais. Muitos ainda acreditam que dão muito trabalho. Enquanto o professor não enfrentar esse medo e investir em sua formação e buscar novos meios de aproximar dos nativos digitais a Educação ficará aquém de seu tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marisa!
      Os depoimentos serão muito úteis para o trabalho que quero desenvolver sobre a formação do professor e o uso das tecnologias.

      Bjs

      Excluir
  2. Olá Jaquie! O professor, se quiser não perder o bonde da história ou o interesse de seus alunos, deve se apropriar das tecnologias como suporte pedagógico e didático. Seja no uso de aplicativos, seja no uso da internet.... inúmeras possibilidades!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Eleonora!
      Os depoimentos serão muito úteis para o trabalho que quero desenvolver sobre a formação do professor e o uso das tecnologias.
      Bjs

      Excluir
  3. Ei Jaqueline,
    As tecnologias digitais na educação, transformaram definitivamente o papel do professor em mediador. Assim, acredito que são recursos que devem ser apropriados pelos professores, que devem repensar sua prática e rever sua metodologia utilizada para propiciar o ensino aprendizado.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Cristina!
      Os depoimentos serão muito úteis para o trabalho que quero desenvolver sobre a formação do professor e o uso das tecnologias.
      Bjs

      Excluir
    2. Oi Jaqueline,
      vou pegar o comentário da Cristina, que achei exato e concordo plenamente: "as tecnologias digitais na educação, transformaram definitivamente o papel do professor em mediador", ou seja, agora não tem como achar o uso de tais tecnologias problemático e optar por não usá-las, como vimos nas escolas há algum tempo. Agora não há escolha, é assimilar ou perder o trem, como já mencionado pela Eleonora. E essa frase da Cris diz tudo, tal uso muda definitivamente aquele papel de professor transmissor...o que estava sempre certo e agia como se o processo de aprendizagem fosse uma via de mão única.É inevitável aceitar aprender e ensinar, trocar informações, mediando e orientando o trabalho com os educandos.Parabéns pelo blog. Abraços

      Excluir
    3. Obrigada, Claudia!
      Os depoimentos serão muito úteis para o trabalho que quero desenvolver sobre a formação do professor e o uso das tecnologias.
      Bjs

      Excluir
  4. Jac,
    o uso da ferramenta, tem mesmo que deixar de ser um bicho de sete cabeças primeiramente para nós... Creio que tanto professores como os alunos devem se apropriar dessa ferramenta para o desenvolvimento de seus conhecimentos.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Oi Jac,

    a tecnologia veio para ficar. Os professores devem se apropriar dessas ferramentas para facilitar e tornar mais interessante as aulas.
    Abraços.

    Cláudia

    ResponderExcluir